Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Coluna sobre K-Pop: "O Que É K-Pop..."





K-Pop
 é uma abreviação de música pop coreana ou música popular coreana, é um gênero musical que consiste em dança, música eletrônica, electropop, hip hop, rock e R&B.
Com o surgimento das redes sociais durante a segunda metade da década 2000, a capacidade do K-Pop
 cresceu e atingiu um público antes inacessível através da Internet e está levando a uma mudança na exposição e popularidade do gênero. A onda coreana espalhou o K-Pop para o Pacífico, Américas, Eurásia e África do Norte. 


Há quem diga que o K-Pop começou em 1992 com Seo Taiji & Boys. O grupo passou a experimentar diversos sons com um único objetivo: criar um tipo de música diferente do que o público coreano estava acostumado a escutar. Os garotos revolucionaram o cenário musical e, desde então, o gênero seguiu sendo influenciado pela música eletrônica, pelo R&B e até pelo próprio rock coreano, o K-Rock. Com o passar do tempo, na intenção de atingir o publico internacional, começaram a colocar frases, palavras ou expressões em inglês. Em alguns momentos acabam se aventurando com o lançamento de músicas ou até álbuns inteiros em outras línguas (japonês e chinês) para ganhar o mercado local. Muitas vezes, grupos fazem parcerias com rappers americanos, como: 2NE1 com will.i.am e Wonder Girls com Akon.


Você já deve ter escutado k pop sem saber...Você provavelmente já deve ter ouvido falar no cantor coreano PSY, certo? Com o vídeo mais visto na história do youtube, "Gangnam Style". Conhecido no mundo todo, PSY é um ícone do K-Pop, gênero musical mais popular da Coreia do Sul.


Os vídeos de artistas coreanos chamam atenção por suas produções, cores e figurino e coreografias perfeitas. Um dos cenários mais usados nos clipes, dependendo da empresa que o produz, são as famosas "caixinhas". Tudo é feito em um único ambiente fechado. Cada agência segue um estilo de filmagem, mas três versões se destacam: a só com dança, a dramática (que conta uma historinha), e a versão que intercala as duas num vídeo só.

Algumas das principais bandas/cantoras(es) que brilham na cena de K-Pop são: 

Super Junior (SuJu)


Big Bang 


Girls Generation (SNSD)


SHINee


2NE1


BoA


Wonder Girls


Entre muitos outros.


O Brasil não fica atras e já tem os seus representantes do gênero. A banda Champs é a primeira banda brasileira inspirada no k-pop e sim, os meninos são muito bons e já tem bom número de fãs, não só no Brasil como internacionalmente!!

O Champs canta músicas em português com trechos em inglês.


Então é isso gente, eu fiz um breve resumo sobre o que é k-pop e espero que tenha dado para entender o que é!! As próximas postagens da coluna será sobre bandas e noticias do gênero!! :)


Até a próxima!! Beijos.


Um comentário:

  1. Como se fosse poeta
    Gosta de contos, cronicas, poesias e/ou outros generos literarios? siga meu blog http://comoseeufossepoeta.blogspot.com.br postarei diversos textos meus lá!!

    ResponderExcluir